Histórico

O conteúdo aqui presente é uma conseqüência de um trabalho dedicado de ensino e aprendizagem dos conceitos e das normas técnicas que regem a execução de um desenho técnico industrial e voltado para estimular a formação de futuros técnicos industriais com alto grau de competitividade profissional. Essa ação de ensino começou a ser concebida pelo Prof. Marcos Vaskevicius, como uma solução para um desafio proposto, por volta do ano de 1999, pela Diretoria de Ensino da Escola Técnica Walter Belian (tradicional instituição de ensino mantida pela Fundação Antônio e Helena Zerrenner e pela empresa Ambev), ou seja desenvolver um curso de Desenho Técnico Industrial que fosse tecnicamente competente e ao mesmo tempo altamente motivador para que assim se mantivesse o interesse dos alunos participantes dele, os quais eram todos integrantes de um curso técnico em Artes Gráficas (com um perfil muito estimulado por desenhos artísticos presentes em embalagens, outdors, peças publicitárias, rótulos etc.). Assim após uma pesquisa sobre os principais produtos que pedem a intervenção profissional de um técnico em Artes Gráficas, o referido docente percebeu que uma boa idéia para superar esse desafio, seria desenvolver no cotidiano um trabalho de ensino voltado para que os alunos envolvidos pudessem ter como uma avaliação final, do seu aprendizado, a execução de um projeto técnico básico para uma embalagem, procurando assim ajustar o elevado estímulo artístico deles com a necessidade de atender as regras que regem um desenho industrial. Foi assim que por cerca de três ou quatro anos o docente em questão obteve pleno êxito na meta que lhe fora oferecida por essa escola, disso resultando inúmeros projetos básicos de embalagens, muito bem feitos, como o apresentado a seguir:



Inspirado pelos ótimos resultados conseguidos na Escola Técnica Walter Belian, a partir do ano de 2003 o Prof. Marcos Vaskevicius começou a implantar esse método de trabalho junto as aulas da disciplina Desenho Técnico que lecionava, no curso  técnico em Mecância da ETE Martin Luther King (atual Etec Martin Luther King), porém desde o início o referido docente percebeu que deveria fazer algumas adaptações, a fim de obter melhores resultados junto ao corpo discente dessa escola, dentre as quais merecem destaque:
  •  A criação do prêmio Leão de Ouro da Mecânica (certificados e medalhas) para destacar os melhores mini projetos de produtos (Projetos de Engenhosidade Básica = PEBs) realizados ao longo da 1ª série de um curso técnico industrial em Mecânica nas disciplinas lecionadas (Desenho Técnico, Tecnologia dos Materiais,  Elementos de Máquinas e Mecânica Técnica) pelo referido docente, possibilitando um período de cerca de 4(quatro) meses de aprendizado a cada aluno que se envolve na realização desses mini projetos;
  •  A transformação dessa iniciativa em uma ação multidisciplinar, que passou a envolver não apenas a disciplinas lecionadas pelo docente, mas também outras do referido curso, com especial destaque para o Desenho Assistido pelo Computador (CAD), para os mini projetos de produtos  realizados a partir da 2ª série do curso técnico supra, quando o aluno pode demonstrar o aprendizado que ele conquistou ao longo de 8 (oito) meses de curso;
  •  A divulgação dos responsáveis pelos melhores mini projetos premiados em cada semestre letivo em um jornal tradicional da Zona Leste de São Paulo, isto é, a “Gazeta do Tatuapé”, ampliando assim a repercussão positiva da dedicação e do interesse demonstrados por cada um dos alunos responsáveis por esses projetos.
Com o passar de alguns anos, a experiência que nasceu no curso técnico em Mecânica,  incorporou também o curso técnico em Mecatrônica, levando o Prof. Marcos Vaskevicius a implementar o prêmio Leão de Ouro da Mecatrônica.
Cabe registrar que a partir o início de 2009, o docente responsável pelos “PEBs”, visando valorizar mais e melhor os resultados alcançados por esses projetos, na aprendizagem  dos temas abordados em suas aulas (direcionadas para os cursos técnicos em Mecânica e Mecatrônica) bem como em aulas ministradas pelos seus colegas de trabalho, criou e implantou diversas ações de relacionamento com empresas competitivas (principalmente com fabricantes de máquinas e insumos industriais com alta tecnologia agregada) ao redor do mundo (com unidades no Brasil), para que os alunos responsáveis pelos melhores PEBs em cada semestre, pudessem ter como mais um incentivo, participarem de palestras e/ou cursos nessas empresas, aprimorando assim a competitividade do seu currículo profissional.