Trata-se de um sistema de
representação gráfica (criado pelo matemático francês Gaspar Monge) que visa, através da projeção ortogonal das faces, que
compõem o desenho de uma peça/produto em perspectiva isométrica, junto a dois
planos geométricos interseccionados entre si, isto é, junto a um diedro.
Através desse método (devidamente
normalizado internacionalmente), consegue-se mostrar mais e melhor a presença
de vários detalhes no formato, que não ficariam claros se fossem apenas
representados no desenho em perspectiva isométrica.
Um desenho de projeções
ortogonais pode ocorrer com até 6 (seis) projeções/vistas, mas para a maioria
das peças/produtos, esse desenho somente apresentará 3 (três) projeções/vistas,
conforme ilustram as figuras a seguir:
1. Diedros referenciais:
2. Seis projeções no 1º diedro:
F = Vista frontal
I = Vista inferior
S = Vista superior
D = Vista lateral direita
E = Vista lateral esquerda
P = Vista posterior
3. Três projeções no 1º diedro:
F = Vista frontal
S = Vista superior
E = Vista esquerda
Finalizando, é importante perceber que em uma
representação por projeções, em cada uma delas somente se representa os
formatos que realmente existem no desenho em perspectiva da peça/produto objeto
dessas projeções. Jamais se pode inventar formas não existentes. Deve-se ainda
destacar que existem dois grandes métodos para se representar via projeções uma
idéia, ou seja, projeções no 1º diedro (o mais empregado no Brasil, na Europa e
nos países que adotam o sistema métrico) e projeções no 3º diedro (o mais usado
nos Estados Unidos e na Inglaterra).
S = Vista superior
E = Vista esquerda