Projeções ortogonais

Trata-se de um sistema de representação gráfica (criado pelo matemático francês Gaspar Monge) que visa, através da projeção ortogonal das faces, que compõem o desenho de uma peça/produto em perspectiva isométrica, junto a dois planos geométricos interseccionados entre si, isto é,  junto a um diedro.
Através desse método (devidamente normalizado internacionalmente), consegue-se mostrar mais e melhor a presença de vários detalhes no formato, que não ficariam claros se fossem apenas representados no desenho em perspectiva isométrica.
Um desenho de projeções ortogonais pode ocorrer com até 6 (seis) projeções/vistas, mas para a maioria das peças/produtos, esse desenho somente apresentará 3 (três) projeções/vistas, conforme ilustram as figuras a seguir:

1. Diedros referenciais:

2. Seis projeções no 1º diedro:


F = Vista frontal
I =  Vista inferior
S = Vista superior
D = Vista lateral direita
E = Vista lateral esquerda
P = Vista posterior

3. Três projeções no 1º diedro:

F = Vista frontal
S = Vista superior
E = Vista esquerda

Finalizando, é importante perceber que em uma representação por projeções, em cada uma delas somente se representa os formatos que realmente existem no desenho em perspectiva da peça/produto objeto dessas projeções. Jamais se pode inventar formas não existentes. Deve-se ainda destacar que existem dois grandes métodos para se representar via projeções uma idéia, ou seja, projeções no 1º diedro (o mais empregado no Brasil, na Europa e nos países que adotam o sistema métrico) e projeções no 3º diedro (o mais usado nos Estados Unidos e na Inglaterra).